Prótese

Prótese

Dr(a): Lílian Pauperio
Tipo: Reabilitação Oral, Estética e Prótese

Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio.

As próteses são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos e/ou danificados.

Tipos de Prótese:

1 – Prótese Unitária

Pode ser uma coroa unitária, ou seja, a substituição de um dente cuja raiz permanece. A coroa é caracterizada pela parte visível do dente e a raiz é a parte que fica no osso ( segura o dente) não visível.

Existem 3 tipos :

Coroa Metalo Cerâmica

É uma peça que tem um reforço interno de metal, sendo que a porcelana é aplicada sobre o metal. Muita utilizada, porém tem a desvantagem que com o tempo existe o risco de uma retração gengival, e uma pigmentação da gengiva, tornando-a escurecida na margem da coroa, comprometendo a estética do tratamento.

Coroa Metalo-cerâmica

Coroa Porcelana Pura

Estas são confeccionadas totalmente em cerâmica, tanto interna como externamente.

Coroas em Porcelana Pura

Coroa Metálica Total

São coroas feitas totalmente em metal. Nestes casos é restabelecido a função mastigatória e a anatomia do dente, porém sem estética.

Coroa Total Metálica

2 – Prótese Parcial Fixa

Estas são chamadas assim pois substitui um ou mais dentes perdidos, são fixadas em dentes que estão ao lado do espaço desdentado ( sem dente). Os dentes que iram apoiar a prótese deveram ser desgastados para servirem de apoio ao dente perdido, são dentes “pilares” que serão parte das pontes fixas. O material usado pode ser metalo-cerâmica, cerâmica (porcelana), metal ou resina . Será escolhido de acordo com o planejamento do dentista.

Dentes preparados

Ponte Fixa

Ponte cimentada

3 – Prótese Parcial Removível

É uma prótese contituída de uma estrutura metálica e dentes artificiais de acrílico apoiada em dentes naturais, comumente chamada de “roach”.

Prótese Removível

4 -Prótese Total

Esta prótese substitui todos os dentes perdidos. Estas são removíveis. É a chamada “dentadura” e pode ser superior e/ou inferior.

Prótese Total

5 – Overdentures ou sobredentaduras

As overdentures são próteses totais removíveis que possuem retentores sob a base protética. Os retentores podem ser sobre raízes de dentes naturais ou implantes osseointegrados. Estes retentores permitem uma maior estabilidade da prótese total.

Overdenture

6 -Prótese sobre implante

São próteses confeccionadas sobre implantes.Nestes casos o paciente não tem mais a raiz, esta irá ser substituída pelo implante. Esta pode ser parafusada ou cimentada. Pode ser unitária, ponte fixa, overdenture e protocolo.

Prótese sobre Implante

Protocolo de implante

São próteses fixas totais sobre implantes, pode ser na arcada superior e/ou inferior. Na arcada superior são colocados 4 a 5 implantes para fixar a prótese sobre os implantes e na arcada inferior pode ser 4 a 5 implantes, sendo a prótese fixada a uma barra metálica que une os implantes.

Protocolo Inferior

Protocolo Superior

  • Atendimento Online


    Meu status

  • Horário de Funcionamento

    Horário de Funcionamento

    De segunda a sexta

    08:00 as 12:00

    14:00 as 18:00

  • Comodidade ao Cliente

    Estacionamento com Manobrista