O sucesso dos tratamentos em Odontologia está diretamente ligado a um planejamento correto e individualizado,

ou seja, deve-se tratar o paciente de modo a atender suas necessidades e anseios quanto ao resultado do seu tratamento.

Na especialidade Clínica Geral, geralmente é o primeiro contato do paciente com o Dentista, nesta fase deve-se pesquisar o estado de saúde geral do paciente, bem como sua história médico-odontológica, e seu histórico sobre tratamentos odontológicos anteriores, desta forma obteremos informações sobre o paciente, as quais nos dará suporte para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado. Isto chamamos de Anamnese.

Com estes dados em mãos, o paciente é recebido pelo dentista e após uma conversa inicial de esclarecimento, o mesmo irá passar por um exame intra-oral e extra-oral, pois é muito importante as características físicas (linha do sorriso, simetria facial, suporte labial , cor, idade,etc) e emocionais do paciente.

 

Poderá ser pedido exames complementares, como raio x, exames laboratoriais e fotos.

 

O Clínico Geral irá fazer uma adequação do meio bucal inicial, com restaurações e limpeza, além de procedimentos educativos e preventivos ( orientação da higiene Oral, controle de placa, fluorterapia e aplicações de selante ), se for preciso o paciente é encaminhado para um especialista nas outras áreas da odontologia, concomitantemente ao tratamento inicial.

 

Quando formamos em odontologia recebemos o título de Cirurgião-Dentista e estamos aptos ou deveríamos estar para executar todas as especialidaes da odontologia, porém muitas vezes precisamos de cursos de pós-graduação, sejam eles atualizações ou especializações para algumas áreas específicas, como prótese, ortodontia, implantodontia, periodontia, endodontia, cirurgia.

 

Contudo, a ESPECIALIZAÇÂO Clínica Geral, assim que chamo àqueles dedicados a atuarem na clínica geral, é de extrema importância, digo por que o clínico são os primeiros “ollhos “da saúde bucal, as indicações precisas levam a resoluções com diagnósticos facilitadores para as outras áreas da odontologia.

 

Muitas vezes me deparei com pacientes que passaram por especialistas que não indicaram o diagnóstico, se limitaram a sua especialidade e não viram simples cáries, ou mesmo não indicaram um tratamento periodontal, um ajuste oclusal, e daí por diante….O resultado destes delizes, foram em alguns casos desastrosos, como a indicação de extração de dentes tratados endodônticamente e esquecidos com a chamada” massinha”, o provisório.

 

Além do prejuízo financeiro para o paciente, tem o tempo perdido e a desconfiança com os dentistas de uma forma geral.Não precisamos saber executar TUDO, mas temos a OBRIGAÇÃO de diagnosticar e indicar quem o faça.

 

O paciente é leigo e ignorante, no sentido de ignorar o que é melhor ou mais indicado para a sua saúde oral, façamos a nossa obrigação antes de tudo, diagnosticar e indicar o melhor para o PACIENTE!!

 

Lílian Pauperio

9 Comments

  1. quem é o propfissinal que faz ajuste oclusal por desgaste? preciso fazer e não sei onde procurar.. moro em brasilia se tiver indicação eu agradeceria… obrigada

    1. Oi Christiane!

      O profissional que faz o ajuste oclusal é o especialista em prótese dentária.
      Estou indicando por email para você uma clínica em Brasília 😉

      Espero que resolva seu problema!!
      continue acompanhando o blog !
      Estamos à disposição

      um abraço

      Lílian pauperio

  2. Oi, Lílian, adorei seu site!
    Tenho obturaçoes antigas de chumbo ainda q fiz a 20 anos atras.
    Não sinto dores, ou seja, acho q nao tenho caries, mas gostaria de troca-las
    por essas obturaçoes da cor do dente. Pode me info que profissional procurar?
    Tem q ser algum em especial ou pde ser um clinico geral, ja q so quero trocar as obturaçoes?
    Aguardo ansiosa tua resposta!
    Abraços!

  3. Oi Lilian, seu texto é muito esclarecedor

    O que você escreveu, quase ia acontecendo comigo, mas graças a Deus deu tudo certo. A história foi a seguinte, sentia um pouco de dor e sensibilidade no dente (canal), eu achava que era esse dente, resumindo: Nos dois primeiros dentistas que fui nem precisei abrir a boca para eles falarem que eu precisava refazer o canal, inclusive um deles, condenou meu bloco, cobrando pela coroa e o pino R$ 700,00 e a mão de obra seria paga pelo convênio. Com muita sorte, fiz minha avaliação com uma especialista em endodontia, onde ela deixou claro, que não preciso refazer canal e me enviou para o especialista em periondontia. Perdi tempo e quase perco dinheiro também!!!! Obrigada, Elaine

  4. Hola Liliam realmente vc entende da sua profissão,es muito inteligente.
    Gostaria que vc me informasse quem remove os tartaros profundo dos dentes,e o que cuida um periodontista e um dentilistico acho que e isso,se o nomo estive errado corrija me.desde ja agradeço a antençao e aguardo resposta obrigada.
    moro em belem estado do PARÁ.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*